Apoio a democracia chega a 75% e bate recorde em meio a ameaças de Bolsonaro

Sem classificação

Folha de São Paulo – Nunca os brasileiros apoiaram tanto a democracia quanto neste momento onde ela é ameaçada pelo governo Bolsonaro. Pesquisa Data Folha mostra que para 75% dos brasileiros o regime democrático é o mais adequado.

Em dezembro, na mais recente oportunidade em que o Datafolha fez a mesma pergunta, 62% apoiavam a democracia e um número semelhante ao de agora, 12%, a ditadura.

A migração pró-democracia ocorreu entre aqueles para quem tanto faz o regime: o contingente caiu de 22% para 12%.

No período, houve um recrudescimento da crise no Brasil, com enfrentamento direto de Bolsonaro com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

Insatisfeito com decisões que o desagradaram, o presidente apoiou atos pedindo o fechamento de outros Poderes e insinuou o uso das Forças Armadas em seu favor.

O apoio atual à democracia é o maior desde 1989, quando o Datafolha começou a aferir o dado.

Para 78%, regime militar de 1964 foi uma ditadura

Somente uma pequena minoria acredita que o regime de 1964 foi uma revolução democrática. Para 78% ele foi o que todo mundo sabe, uma ditadura.

O legado da ditadura é um tema constante no governo Jair Bolsonaro. O presidente é saudosista do regime, que descarta como ditatorial, ainda que negue ter intenções golpistas.

Para 62% dos brasileiros em geral, o legado de 1964 é negativo. Esse índice era de 46% em fevereiro de 2014.

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *