Folha de São Paulo – Nunca os brasileiros apoiaram tanto a democracia quanto neste momento onde ela é ameaçada pelo governo Bolsonaro. Pesquisa Data Folha mostra que para 75% dos brasileiros o regime democrático é o mais adequado.

Em dezembro, na mais recente oportunidade em que o Datafolha fez a mesma pergunta, 62% apoiavam a democracia e um número semelhante ao de agora, 12%, a ditadura.
A migração pró-democracia ocorreu entre aqueles para quem tanto faz o regime: o contingente caiu de 22% para 12%.
No período, houve um recrudescimento da crise no Brasil, com enfrentamento direto de Bolsonaro com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.
Insatisfeito com decisões que o desagradaram, o presidente apoiou atos pedindo o fechamento de outros Poderes e insinuou o uso das Forças Armadas em seu favor.
O apoio atual à democracia é o maior desde 1989, quando o Datafolha começou a aferir o dado.
Para 78%, regime militar de 1964 foi uma ditadura
Somente uma pequena minoria acredita que o regime de 1964 foi uma revolução democrática. Para 78% ele foi o que todo mundo sabe, uma ditadura.
O legado da ditadura é um tema constante no governo Jair Bolsonaro. O presidente é saudosista do regime, que descarta como ditatorial, ainda que negue ter intenções golpistas.
Para 62% dos brasileiros em geral, o legado de 1964 é negativo. Esse índice era de 46% em fevereiro de 2014.
