Brazuka News
Menu
  • Início
  • Crise do PSL
  • Vaza Jato
  • Como votou seu deputado
  • Entre em contato
  • Sobre nós
  • Perguntas frequentes
Menu

Enigmas sinistros no país de Bolsonaro

Posted on 29 de novembro de 201929 de novembro de 2019 by brazukanews

Agência Pública – A prisão preventiva dos brigadistas em Alter do Chão, revogada ontem pelo mesmo juiz que os prendeu, transformou-se em mais um enigma sinistro no país que arrasta o assassinato impune de Marielle Franco. Tudo até o momento aponta para uma armação – ainda não esclarecida – para incriminar quatro ambientalistas solidários que há anos lutam pela preservação do paraíso à beira do Tapajós. O objetivo está claro: atingir as ONGs acusadas publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro – sem um único indício – de colocar fogo na Amazônia. 

Uma ideia tão estapafúrdia quanto o enredo apresentado pela Polícia Civil do Pará. Basta conhecer os personagens e a relação das fundações – como a WWF – com os que têm projetos financiados por elas, no caso a Brigada de Incêndio de Alter, para saber que é absurda a ideia de venda de fotos. É só ter acompanhado uma vez o trabalho de voluntários contra o fogo para saber que a história não cola. 

A farsa que obrigou o juiz a voltar atrás, pelo menos em relação à prisão abusiva, começou a cair quando as gravações interceptadas entre um brigadista e uma interlocutora – das quais a polícia divulgou um único trecho incompleto como suposta prova – caíram em descrédito com a reportagem de Ana Carolina Amaral, da Folha de S. Paulo, que apresentou todo o diálogo grampeado, que nada tem de incriminador. Os vídeos que, segundo a polícia, eles estupidamente teriam postado depois de pôr fogo na floresta, não poderiam ter sido feitos por eles quando começou o fogo na APA de Alter do Chão, já que nenhum dos quatro estava na região nesse período como revelou o Projeto Colabora. Por fim, a nota do Ministério Público Federal esclareceu o óbvio: na investigação sobre o incêndio, feita pela PF desde setembro, “nenhum elemento apontava para a participação de brigadistas ou organizações da sociedade civil”. Os responsáveis seriam os grileiros e o madeireiros que degradam a área de preservação.

O trabalho da imprensa e do MPF do Pará parece ter baixado a onda de fumaça que o governo Bolsonaro promove para encobrir a destruição real na Amazônia. A acusação ao presidente do Brasil no Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade também vem em boa hora, às vésperas da COP de Madri, expondo a cara de pau de Ricardo Salles, o ministro do Meio Ambiente acusado de fraude ambiental pelo Ministério Público de São Paulo. 

O jornalista Gustavo Faleiros reuniu no Twitter quatro exemplos sintéticos que fundamentam as acusações a Bolsonaro por incitação ao genocídio de populações indígenas e tradicionais no TPI. 1) o número de invasões de Terras Indígenas em 2019 é o maior dos últimos três anos de acordo com o Cimi; 2) o desmatamento nas terras indígenas aumentou 74% este ano; 3) a Funai foi destruída, com abandono dos postos nas áreas de conflito e funcionários sofrendo ataques armados de madeireiros e grileiros; 4) a incitação constante à invasão dos territórios indígenas por garimpeiros feita pelo presidente, além de tratar os órgãos de fiscalização ambiental como inimigos. 

E não são os únicos inimigos do presidente como mostra a tentativa de aprovar no Congresso o excludente de ilicitude para operações de GLO – Garantia de Lei e da Ordem – uma ameaça clara às populações das favelas e a todos os movimentos sociais. Isso na semana em que o ministro Paulo Guedes tascou sobre nossas cabeças, sem cerimônia, uma ameaça de AI-5, ao que parece motivada por dois ou três discursos de Lula depois de ser solto. Contou com a ajuda do TRF-4, que não se constrangeu em passar por cima de decisão do STF e aumentar a pena do ex-presidente, uma das únicas vozes fortes da oposição.

Não é só a Amazônia e os indígenas que estão em grave risco. É o país, a democracia, somos todos nós. Pelo andar da carruagem, vamos precisar muito da solidariedade internacional. Que a ignorância mascarada de patriotismo não nos impeça de acolhê-la.

Please follow and like us:
Follow by Email
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fim do Governo BolsonaroCountdown

Postagens recentes

  • Justiça Federal determina que PRF volte a usar radares móveis em rodovias 11 de dezembro de 2019
  • Senadora “Moro de saias” teve mandato cassado 11 de dezembro de 2019
  • Bolsonaro chama Greta Thunberg de ‘pirralha’; ativista ironiza declaração 10 de dezembro de 2019

Mapa de assuntos

Amazônia (21) Bolsonaro (52) corrupção (32) Câmara dos Deputados (55) Deltan Dallagnol (53) DEM (16) democracia (13) direita (14) economia (39) educação (23) eleições 2018 (22) Estados Unidos (19) Fake News (22) Flávio Bolsonaro (13) Folha de São Paulo (15) Governo Bolsonaro (392) Intercept (59) internacional (77) investigação (50) justiça (50) laranjas (20) Lava-jato (72) Lula (25) meio ambiente (39) Ministério da Economia (15) Ministério da Educação (20) Ministério do Meio Ambiente (14) Ministério Público (25) Ministério Público Federal (22) mídia (75) orçamento (17) Paulo Guedes (19) pesquisa (31) Petrobrás (21) Polícia Federal (19) protesto (20) PSL (97) Reforma da Previdência (48) Rio de Janeiro (19) Senado (16) STF (36) Sérgio Moro (54) trabalhador (17) Vaza Jato (58) violência (36)

Comentários recentes

  • Eduardo Bolsonaro é destituído da presidência do PSL em SP – Brazuka News em Diretório Nacional do PSL confirma punições a 18 deputados ligados a Bolsonaro
  • Popularidade de Bolsonaro cai em monitoramento feito pela Atlas Político para bancos – Brazuka News em Folha de São Paulo faz duro editorial e conclama às instituições defenderem a República das ações de Bolsonaro
  • brazukanews em Folha de São Paulo faz duro editorial e conclama às instituições defenderem a República das ações de Bolsonaro

Arquivos

  • dezembro 2019 (26)
  • novembro 2019 (77)
  • outubro 2019 (90)
  • setembro 2019 (81)
  • agosto 2019 (84)
  • julho 2019 (75)
  • junho 2019 (80)
  • maio 2019 (76)
  • abril 2019 (78)
  • março 2019 (55)
  • fevereiro 2019 (48)
  • janeiro 2019 (21)

#DIA7EUVOUDEPRETO

Inscreva-se em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber informações úteis em sua caixa de entrada.


©2019 Brazuka News | Design: Newspaperly WordPress Theme