Santa Catarina tem aceleração de transmissão da covid-19 após flexibilizar quarentena

Sem classificação

Santa Catarina registrou o maior número de mortes, em 24 horas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, com 12 óbitos na última terça-feira (26). Pode parecer pouco se comparado com outros estados, mas representou um aumento de 10% em um só dia.

A situação fica mais complicada quando regiões inteiras ficam sem leitos de UTI. É o caso da região da foz do Itajaí que soma 22 óbitos (16% dos casos do estado) e que ocupou todos os leitos disponíveis. Pacientes tiveram que ser transferidos para outras cidades.

Os casos confirmadas e óbitos no Estado aumentaram após a reabertura do comércio, incluindo shoppings centers, em 13 de abril. Desde então, o número de mortes mais que dobrou, saltando de 47 para 126, (200% de aumento). Durante divulgação do boletim diário, o secretário estadual de Saúde, André Motta, disse que as previsões “apontam para uma aceleração da transmissão do vírus”.

Na quarta-feira, 27, o governador Carlos Moisés (PSL) afirmou que vai permitir que os municípios decidam sobre medidas de flexibilização da quarentena – em relação, por exemplo, ao transporte público. Além dos ônibus, que estão suspensos por força do decreto estadual em vigor desde 17 de março, aulas e eventos com aglomeração de público permanecem sem autorização.

Em meio aos pedidos de flexibilização, os números disparam. Uma das situações mais preocupantes é na região oeste, que começou a registrar um crescimento de casos mais acelerado nas últimas semanas. A região também enfrenta surtos de infecção nos frigoríficos.

Em apenas uma unidade da BRF, na cidade de Concórdia, 73 funcionários testaram positivo. Na semana passada, uma unidade da JBS, em Ipumirim, foi interditada por auditores-fiscais do Trabalho. O primeiro caso na região foi confirmado em 7 de abril. No oeste, há o maior número de infectados no Estado.

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *